Ismar Araújo de Moraes. ( Em 25 de janeiro de 2018).
O código de ética do profissional Médico Veterinário (Resolução CFMV nº 1138 , de 16 de dezembro de 2016) indica preliminarmente que todo profissional deve preservar o prestígio e as nobres tradições de sua profissão. Neste aspecto, o símbolo oficial da Medicina Veterinária (criado pela Resolução CFMV nº 609, de 15 de junho de 1994) é parte do conjunto das tradições da Medicina Veterinária é respaldado por princípios históricos, culturais e mitológicos. Ele traz um significado que expressa para a sociedade os valores e propósitos da classe.
Uma vez considerado um elemento simbólico e patrimônio da classe Médico-Veterinária seu uso não poderá ser feito sem a devida autorização pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). As regras de sua utilização estão previstas na resolução CFMV nº 783, de 10 de dezembro de 2004 e cabe aos conselhos regionais (CRMV) e ao CFMV supervisionar o seu uso.
O símbolo oficial é constituído por um tradicional hexágono que envolve a letra “V” que identifica a Medicina Veterinária, e na cor verde tradicionalmente utilizada pela classe médica.
É permitido o seu uso como segundo brasão, nos documentos oficiais dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária e poderá ser usado como distintivo pessoal da lapela, em divulgação, em veículos, aplicado no material de correspondência dos Conselhos de Medicina Veterinária, em medalhas ou placas e ainda inserto em galhardete, flâmula ou faixa.
Saiba mais sobre o símbolo oficial da Medicina Veterinária clicando nos links abaixo.